Primeira chamada via celular completa 40 anos









Aparelho tinha 25,4 cm e pesava 1,14 kg. Era conhecido como 'Sapato' ou 'Tijolo'




Nesta quarta-feira, 3, completam 40 anos desde que Martin Cooper mostrou ao mundo como funciona um telefone móvel. Naquele dia, Cooper surpreendeu os nova-iorquinos ao caminhar pela 6ª Avenida enquanto efetuava uma ligação, pouco antes de participar de uma coletiva de imprensa no hotel New York Hilton.
Cooper trabalhava para a Motorola, onde criou o DynaTAC, um celular de 25,4 cm que pesava 1,14 kg. Foi com um protótipo do "Sapato" - ou "Tijolo", seus dois apelidos - que ele fez uma série de chamadas em 3 de abril de 1970, sendo que a primeira foi para seu rival, o dr. Joel S. Engel, que chefiava a Bell Labs.

"Joel, aqui é o Marty. Estou te ligando de um telefone celular, um verdadeiro telefone portátil celular de mão", disse ele, conforme relata O Globo. Já que não havia outro aparelho do gênero no mundo, todas as ligações eram feitas para linhas fixas; Cooper estava conectado a uma estação-base da Motorola ligada à rede da AT&T.

O processo de lançamento do produto levou dez anos, desde que Cooper passou a liderar a divisão de sistemas de comunicação da Motorola, em 1970. O projeto todo, porém, durou 15 anos e consumiu US$ 150 milhões em pesquisas, até que se chegasse ao DynaTAC 8000X, o primeiro celular a ser vendido. E quem quisesse comprá-lo tinha que desembolsar US$ 3.995.

A Motorola se surpreendeu ao perceber que, um ano após o lançamento, tinha entregado 900 mil unidades do aparelho - quantidade que esperava alcançar só em 2000. Hoje os números são enormemente superiores e é até difícil imaginar um mundo sem celulares, prova disso é que a evolução do dispositivo, o smartphone, passa 22 horas do dia junto ao usuário (veja aqui).

0 comentários:

Postar um comentário